Por Fernanda Damy Haybittle, do Studio FDH

Não existe trabalho sem internet nos dias de hoje, e em plena pandemia, reuniões online são parte da nossa rotina profissional. Entramos num modo de trabalho que dificilmente retrocederá, e este modelo de reuniões via Zoom (ou outros sistemas de conexão online) tende a ser nosso novo modus operandi profissional.

Independentemente da sua área de atuação, estar com clientes ou potenciais consumidores requer um comportamento profissional e adequado, de forma que seu nome e o nome da empresa que você representa sejam sempre lembrados e referendados de forma positiva e agradável.

Da mesma forma que você não compraria um carro de um vendedor desleixado nem uma televisão de alguém que parece desconhecer totalmente os modelos à venda, você também não conseguiria vender seu produto ou serviço de qualquer jeito, sem demonstrar conhecimento técnico e habilidades relacionais.

Para garantir que sua mensagem será passada e recebida da melhor forma possível e que suas metas profissionais sejam atingidas, preparamos um checklist para você implementar no seu dia a dia profissional aqui no Orgânico:

  • Apresentação pessoal: trajes formais para equipe de vendas mesmo que as empresas atuem em ramos mais jovens, como o de tecnologia. Camisa social para homens, blusas e camisas sociais para mulheres. >> Ternos/ jaquetas são recomendáveis para reuniões de diretoria e negociações de alto valor, especialmente se seu interlocutor for alguém de cargo de chefia na empresa de interesse;
  • Estrutura física: banner de fundo com logo da empresa ou produto que representa, internet de boa qualidade, computador, tripé para uso do celular, ring light ou iluminação natural adequada, papel e caneta, óculos. Pegue tudo o que precisa antes de começar. >> Aqui no Orgânico dispomos de salas de reuniões para locação que já vem com toda infraestrutura para você fazer uma reunião perfeita e sem interrupções. Não esqueça de pegar seu delicioso cafezinho antes de começar seu call!
  • Material institucional: apresentação da empresa/ produto/ serviço, vídeos, folders e o produto físico em mãos se for aplicável ao seu negócio.
  • Roteiro: uma reunião bem organizada tem hora de início e fim, pauta definida e segue alguns passos considerados elegantes e eficazes.
  • Após a reunião, os envolvidos devem receber um material institucional contendo as informações técnicas e comerciais do produto ou serviço, para consultarem quando necessário.