Copo plástico, descarte esta ideia!

Copo plástico, descarte esta ideia!

Você já viu a nova campanha de reutilização do Orgânico? Trata-se de trocar o copo plástico por uma caneca. Isto porque, a produção de descartável gasta de 500 ml a 3 litros de água, além de energia elétrica e matéria-prima com base no petróleo para a sua produção e do combustível para distribuição. No Brasil, são consumidos 720 milhões de copos descartáveis diariamente que empilhados dariam uma volta e meia na terra. No mundo, o número cresce para 96 milhões de toneladas por ano.  E, apesar de ser reciclável, a taxa de reciclagem desse material no país é baixíssima, bem próximo de zero, e o motivo é simples: falta de mercado.

Ao todo, são produzidas 250 milhões de toneladas de plástico por ano. Cerca de 35% deste montante são usados apenas uma vez, por 20 minutos. Sem contar que 80% do plástico encontrado no mar tem origem de atividades em terra (doméstica, industriais e agrícolas), ou seja, se não mudarmos o nosso consumo, em 2050 teremos mais plásticos que peixes nos oceanos, segundo o site menoslixo.com.

Já no Orgânico, geramos em média 154 kg de resíduos sólidos por mês. Destes, 60 kg são derivados de 1.000 copos utilizados. Não há motivo para pânico, pois existem alternativas. Para muitos especialistas, a solução é a reutilização. Ao fazer a escolha de reutilizar algo, você está ativamente reduzindo sua pegada ambiental e deixando de incentivar o ciclo de consumo que faz tão mal ao meio ambiente.

Fonte: menoslixo.com

Autor: Laercio Braga

Deixar um comentário